Trufas

Uma outra via de acesso à psilocibina

À primeira vista, trufas e cogumelos mágicos parecem completamente diferentes. Isto é, se você simplesmente olhar para ele. As pessoas que sabem pouco sobre esses dois produtos provavelmente pensam que não estão relacionados. Mas você sabia que tanto o cogumelo quanto a trufa pertencem ao mesmo organismo? Sim, de verdade!

Antes de tudo, você precisa entender que o que chamamos de trufa mágica não é uma trufa de chocolate. Na verdade, são os chamados esclerócios, pedaços de micélio compacto. Esses esclerócios crescem no subsolo, sob o cogumelo. Eles servem como uma espécie de reserva alimentar para cogumelos. É bom saber que nem todos os cogumelos podem ter esclerócios. Inicialmente isso foi encontrado naturalmente na espécie Psilocybe tampanensis, mas agora existem muitos tipos diferentes de variedades.

Diferenças entre cogumelos e trufas mágicas


Agora que sabemos que os cogumelos e as trufas mágicas pertencem ao mesmo organismo, pode ficar mais claro por que os dois são comparados com tanta frequência. No entanto, também há muitas diferenças a serem observadas. As principais diferenças são realmente óbvias, uma vez que são completamente diferentes na aparência. Cogumelos são geralmente brancos com uma estrutura macia e fina, com um chapéu branco ou colorido. Trufas mágicas não são nada disso. Elas são de cor escura, ásperas e duras – frescas e secas.

Outra diferença clara entre esses cogumelos e trufas é a maneira como eles vivem. Cogumelos sobem à superfície da terra, crescem, liberam esporos que caem no chão e, eventualmente, morrem. No entanto, as trufas mágicas permanecem no subsolo ao longo de suas vidas, onde crescem e bem, eventualmente morrem também. Os esclerócios podem, na verdade, ser vistos como uma espécie de ferramenta de sobrevivência do fungo: normalmente eles se desenvolvem na forma de um cogumelo, mas quando as condições não são adequadas, por exemplo, devido à falta de oxigênio ou nutrientes, o fungo cria um corpo de frutificação em vez disso, que é nossa amada scelotria.

Semelhanças entre cogumelos e trufas mágicas

Então, quando se trata das diferenças entre cogumelos e trufas mágicas, temos muito a dizer. Mas e as semelhanças entre os dois? Bem, existem algumas também! Além de basicamente serem o mesmo organismo, a principal semelhança entre trufas e cogumelos mágicos é que ambos contêm a substância mágica psilocibina. Essa substância – metabolizada no corpo em psilocina – é responsável pela experiência alucinógena.


A psilocibina é um composto psicodélico natural presente em mais de 200 tipos de cogumelos. Todos esses cogumelos, por sua vez, são chamados de cogumelos mágicos, e os esclerócios nos quais a psilocibina pode ser encontrada são chamados de trufas mágicas. Resumindo, é a psilocibina que torna os cogumelos e as trufas mágicas.

Curiosidade: Amanita muscaria que contém a substância muscimol, não é considerado um cogumelo mágico, mas alucinógeno.

Os cogumelos mágicos são mais fortes que as trufas mágicas?


Muitas pessoas acreditam que as trufas mágicas são a versão mais fraca de um cogumelo mágico. Em outras palavras, uma experiência de trufas mágicas é um pouco mais fraca que uma viagem com cogumelos. Essa é a ideia, mas realmente é assim? A resposta para isso é não. Se você consumir cogumelos ou trufas mágicas, ambas as experiências serão praticamente a mesma – desde que você consuma a mesma quantidade de psilocibina.

Uma dose de trufas mágicas é mais fácil de calcular e o efeito da experiência é, portanto, mais fácil de prever com trufas mágicas do que com cogumelos mágicos. A razão disso é que os cogumelos têm muito mais água neles, mas também porque eles tendem a crescer em tamanhos diferentes, fazendo com que a concentração de psilocibina varie de um para o outro. As trufas mágicas são muito mais estáveis ​​nesse aspecto e, portanto, mais fáceis de dosar.

A principal diferença em dosagem é que os cogumelos são, normalmente, consumidos secos ou desidratados e as trufas são consumidas frescas. Em outras palavras, a quantidade de água nas trufas é maior, fazendo com que pesem mais, exigindo uma dosagem mais alta. 5 gramas de trufas frescas são equivalente a aproximadamente 1.5 gramas de cogumelos desidratados.

Em suma, você pode esperar obter a mesma experiência ao consumir um cogumelo mágico que teria se consumisse uma trufa mágica do mesmo cogumelo. Eles são partes do mesmo organismo, a única diferença é a aparência, como são cultivados e colhidos e como a psilocibina é concentrada. Uma dosagem de trufas mágicas secas tende a ser maior do que uma dosagem de cogumelos secos. Entusiastas de trufas e lojas em Amsterdã promovem dosagens de até 10 gramas para uma experiência significativa de psilocibina. Embora seja sempre importante lembrar que a potência varia significativamente entre as espécies de fungos – e potencialmente entre os próprios esclerócios individuais.


A experiência dura cerca de 6 horas, vindo em ondas, e desaparece gradualmente.


São 5 a 9 gramas para uma vivência normal e 10 a 15 gramas para uma vivência forte.