Cacau
Psilocibina e Cacau - Uma combinação ancestral
Muitos nos perguntaram por que colocaremos cacau em nosso cardápio. Então, antes de nos aprofundarmos no cacau, explicaremos o que ele faz aqui.
A combinação de cogumelos sagrados e cacau compartilham uma longa história e tradição. Tradicionalmente usado em cerimônias com jornadas de maior dose, gostamos de propor essa combinação também para microdosagem. Separadamente cacau e microdosagem são usados para um estilo de vida saudável e positivo, juntos eles dão mais profundidade. O cacau não é um psicodélico, mas tem um efeito psicoativo como melhora de humor e traz uma conexão com o nosso centro cardíaco. Também possui uma das maiores concentrações de antioxidantes, é rico em minerais e o composto ativo teobromina é um estimulante suave, tornando-se uma fonte de alimento saudável com um efeito sutil, mas profundo.
Os astecas chamavam os cogumelos sagrados de teonanacátl (carne dos deuses). O nome oficial do cacau é Theobroma cacao (alimento dos deuses). Uma combinação poderosa onde o cogumelo abre a mente e o cacau abre o coração. Observe que o cacau aumenta o efeito da psilocibina. Contém inibidores da MAO que previnem a quebra e modulam neurotransmissores como a serotonina e, analogicamente, a psilocibina.
Outro benefício de usar cacau com uma microdose de cogumelos é que ele ajuda seu corpo a absorver componentes ativos. No final, não é apenas o que você consome em seu corpo, mas o que seu corpo pode absorver e processar. As gorduras naturais presentes no cacau e o aumento do fluxo sanguíneo ajudam.
5 Benefícios e efeitos na saúde
Cacau traz saúde e felicidade. Os grãos de cacau são as sementes da árvore Theobroma cacao. É uma das fontes alimentares mais complexas. Embora o cacau ainda guarde alguns mistérios, pesquisas mostram muitos benefícios para a saúde e efeitos neurocognitivos.
Esses efeitos saudáveis do cacau estão especialmente presentes no cacau puro. Diferentes técnicas de processamento, como o processamento alcalino (holandês), a prensagem do cacau (para separar a manteiga e o pó) ou a torrefação em altas temperaturas destroem os compostos favoráveis que tornam o cacau tão saudável. É por isso que preferimos o cacau menos processado possível, aprendendo com o uso tradicional, que é mais saudável e tem um efeito mais forte.
Rico em antioxidantes
O cacau é rico em flavonóides (que também tornam o sabor amargo), antioxidantes e é anti-inflamatório. Tem uma das pontuações ORAC mais altas que é usada para medir os níveis de antioxidantes nos alimentos. O cacau protege nosso coração e sistema cardiovascular. É bom para a elasticidade dos vasos sanguíneos e aumenta o fluxo sanguíneo em todo o corpo, incluindo o cérebro.
Rico em minerais
O magnésio desempenha um papel vital na nossa produção de energia e reduz a diabetes. Nenhuma outra fonte de alimento contém tanto magnésio quanto o cacau.
Ele suporta nosso coração, relaxa nossos músculos e estimula a função cerebral.
O magnésio é um mineral alcalino primário para desintoxicação. Outros minerais importantes são ferro, potássio, zinco, cobre, cálcio, selênio, fósforo e manganês. O cacau também contém enxofre, que ajuda a transportar nutrientes para dentro e para fora das células. Apoia a função da insulina e o metabolismo da glicose, reparação de tecidos, sistema imunológico, construção e reconstrução de colágeno e queratina (cabelos, unhas e pele).
Gorduras saudáveis e maior absorção de nutrientes
A manteiga de cacau, naturalmente presente no cacau, é uma fonte saudável de gordura que funciona com muitas dietas como paleo e cetogênica. Muitos nutrientes precisam de gorduras para o seu corpo absorvê-los. Combinado com o aumento do fluxo sanguíneo, o cacau é conhecido como um sistema de entrega de plantas medicinais e cogumelos. É por isso que não usamos cacau em pó, mas com a manteiga de cacau naturalmente presente na pasta de cacau como alimento integral para fazer bebidas.
4. Energia Positiva
A teobromina é um alcalóide responsável pelos efeitos estimulantes do cacau. É um estimulante cardíaco, dilata os vasos sanguíneos e reduz a pressão arterial. Comparada à cafeína, a teobromina dá uma energia mais longa e suave sem o pico e a queda que muitas pessoas experimentam. Também é encontrado para reduzir a tosse, aliviar os sintomas da asma e endurecer o esmalte dos dentes.
5. Efeito positivo no humor, foco e criatividade
Sim, o cacau nos faz felizes, reduz o estresse, aumenta nosso foco e fluxo criativo. Nossos cérebros funcionam de forma incrivelmente complexa e o cacau tem um impacto positivo por meio de neurotransmissores e moduladores.
A feniletilamina (PEA) é um regulador de humor e desencadeia hormônios da felicidade como endorfina, dopamina e noradrenalina. Semelhante à quando nos apaixonamos ou fazemos sexo. Aumenta o foco e a energia e nos coloca em um fluxo em que perdemos a noção do tempo. Ótimo para trabalhar ou aumentar sua criatividade. Também aumenta nossa libido, diminui a ansiedade e é usado como extrato contra sintomas de depressão.
A anandamida é chamada de 'molécula de felicidade' (ananda significa felicidade em sânscrito) por criar uma sensação de euforia também conhecida como alta do corredor. Regula o humor, a memória, o apetite e a percepção da dor.
O triptofano é fundamental para a produção de serotonina (diminui a ansiedade e o estresse) e melatonina (relacionada ao sono). O cacau é uma fonte direta, ao mesmo tempo em que os agentes moduladores (inibidores da MAO) no cacau impedem a quebra de neurotransmissores como serotonina, dopamina e norepinefrina, tornando o efeito mais longo e mais forte.
Toda a produção do nosso cacau é feita artesanalmente pela Guardiã Natalia, da Fazenda Pura Vida, localizada no estado da Bahia, a apenas 15 km do mar. A fazenda possui 20 hectares de cacau (do tipo forasteiro) e de sua área total, conta com 51 hectares de reserva legal com rios e nascentes preservadas.