Cauda de Peru

Conheça o cogumelo utilizado há séculos para cuidar do sistema imune

Cogumelos medicinais são tipos de fungos que contêm compostos conhecidos por beneficiar a saúde. Embora haja uma abundância de cogumelos com propriedades medicinais, um dos mais conhecidos é o Trametes versicolor, também conhecido como Coriolus versicolor. Comumente chamado de cauda de peru devido às suas cores marcantes, o Trametes versicolor é usado em todo o mundo há séculos para tratar várias condições.

Talvez a qualidade mais impressionante do cogumelo seja sua capacidade de melhorar a saúde do seu sistema imunológico. Aqui estão alguns benefícios imunológicos do cogumelo cauda de peru:


Antioxidantes


Antioxidantes são compostos que ajudam a inibir ou reduzir os danos causados ​​pelo estresse oxidativo. O estresse oxidativo resulta de um desequilíbrio entre antioxidantes e moléculas instáveis ​​conhecidas como radicais livres. Isso pode resultar em danos celulares e inflamação crônica.

Esse desequilíbrio também foi associado a um risco aumentado de desenvolver problemas de saúde, como certos tipos de câncer e doenças cardíacas. Felizmente, comer alimentos ricos em antioxidantes ou suplementar com esses poderosos compostos pode reduzir o estresse oxidativo e a inflamação.

O cauda de peru contém uma impressionante variedade de antioxidantes, incluindo fenóis e flavonóides. De fato, um estudo detectou mais de 35 compostos fenólicos diferentes em uma amostra de extrato de cogumelo de cauda de peru, juntamente com os antioxidantes flavonóides quercetina e baicaleína.

Os antioxidantes fenol e flavonóide promovem a saúde do sistema imunológico, reduzindo a inflamação e estimulando a liberação de compostos protetores. Por exemplo, a quercetina demonstrou promover a liberação de proteínas imunoprotetoras como o interferon-y, enquanto inibe a liberação das enzimas pró-inflamatórias ciclooxigenase (COX) e lipoxigenase (LOX).


Polissacaropeptídeos de Reforço Imunológico

Os polissacaropeptídeos são proteínas ligadas a polissacarídeos (carboidratos) encontrados, por exemplo, no extrato do cogumelo cauda de peru.

Krestin (PSK) e peptídeo de polissacarídeo (PSP) são dois tipos de polissacaropeptídeos encontrados no cogumelo. Tanto o PSK quanto o PSP possuem poderosas propriedades de reforço imunológico. Eles promovem a resposta imune ativando e inibindo tipos específicos de células imunes e suprimindo a inflamação.

Por exemplo, estudos em tubo de ensaio demonstraram que o PSP aumenta os monócitos, que são tipos de glóbulos brancos que combatem infecções e aumentam a imunidade. O PSK estimula as células dendríticas que promovem imunidade a toxinas e regulam a resposta imune. Além disso, o PSK ativa glóbulos brancos especializados chamados macrófagos, que protegem seu corpo contra substâncias nocivas como certas bactérias.

Devido à sua capacidade de fortalecer naturalmente o sistema imunológico, PSP e PSK são comumente usados ​​como agentes anticancerígenos em conjunto com cirurgia, quimioterapia e/ou radiação em países como Japão e China.

Melhor Função Imunológica em Certos Tipos de Câncer


Uma pesquisa demonstrou que os cogumelos cauda de peru podem ter propriedades antitumorais, que se acredita estarem relacionadas aos seus efeitos de reforço imunológico. Um estudo em tubo de ensaio descobriu que o PSK inibe o crescimento e a disseminação de células de câncer de cólon humano.

Além disso, um certo tipo de polissacarídeo encontrado nos cogumelos, chamado Coriolus versicolor glucan (CVG), pode suprimir certos tumores. Um estudo em camundongos portadores de tumor descobriu que o tratamento com 45,5 e 90,9 mg por libra (100 e 200 mg por kg) de peso corporal de CVG extraído dos cogumelos cauda de peru diariamente reduziu significativamente o tamanho do tumor. Os pesquisadores atribuíram esse desenvolvimento à resposta imune aprimorada.

Outro estudo demonstrou que o tratamento diário com 45,5 mg por libra (100 mg por kg) de peso corporal do extrato retardou significativamente a propagação de células cancerígenas e melhorou os tempos de sobrevivência em cães com câncer altamente agressivo (hemangiossarcoma).

No entanto, a evidência mais impressionante sobre os benefícios anticancerígenos do cogumelo é que quando ele é usado em combinação com tratamentos mais tradicionais, como quimioterapia e radiação, o tratamento é potencializado.


Melhor Saúde Intestinal


Manter um equilíbrio saudável de bactérias benéficas em seu intestino é fundamental para manter um sistema imunológico forte. Suas bactérias intestinais interagem com as células imunológicas e afetam diretamente sua resposta imunológica.

O cauda de peru contém prebióticos que ajudam a nutrir essas bactérias úteis. Um estudo de 8 semanas em 24 pessoas saudáveis ​​descobriu que consumir 3.600 mg de PSP por dia, levou a mudanças benéficas nas bactérias intestinais e suprimiu o crescimento das bactérias possivelmente problemáticas E. coli e Shigella.

Um estudo em tubo de ensaio descobriu que o extrato do cauda de peru modificou a composição das bactérias intestinais, aumentando as populações de bactérias benéficas como Bifidobacterium e Lactobacillus, reduzindo bactérias potencialmente nocivas, como Clostridium e Staphylococcus.

Ter níveis saudáveis ​​de bactérias Lactobacillus e Bifidobacterium tem sido associado a sintomas intestinais melhorados como a diarreia, sistema imunológico aprimorado, níveis reduzidos de colesterol, menores riscos de certos tipos de câncer e digestão melhorada.

Outros Benefícios

Pode combater o HPV: um estudo em 61 pessoas com HPV descobriru que 88% dos participantes tratados com cauda de peru apresentaram resultados positivos, como a eliminação do HPV, em comparação com apenas 5% do grupo de controle.

Pode melhorar a resistência à insulina: um estudo em ratos com diabetes tipo 2 demonstrou que o extrato do cauda de peru reduziu significativamente os níveis de açúcar no sangue e melhorou a resistência à insulina.

Modo de uso: 15 gotas, 3 vezes ao dia.Agite antes de usar.